Tente fazê-la entender como as outras pessoas se sentem quando ela age de maneira inconveniente.
Demonstre que você não gostou do seu comportamento, mas o quanto gosta dela.
Dê exemplos simples, adequados à idade, e dê outras possibilidades para resolver o problema.
As normas devem ser explicadas como ter um bom relacionamento na família, na escola e na sociedade.
Mostre as consequências imediatas de sua conduta indesejada.
É importante que o adulto esteja muito seguro das razões pelas quais está exigindo.
A disciplina depende em boa proporção dos exemplos dos adultos.
É fundamental que a criança se sinta querida, respeitada e perceba sua importância.
Adultos equilibrados despertam a confiança das crianças. Adultos impulsivos tendem a criar filhos com igual característica de comportamento.
Devemos ensinar desde cedo às crianças a lidar com suas frustrações e controlar suas expressões de desagrado.
Autocontrole e tolerância à frustração são aprendizagens indispensáveis para viver em sociedade e devem advir da família, na qual as primeiras figuras de autoridade são apresentadas às crianças.
A escola só complementa a educação que os alunos trazem de casa.
Educar é uma tarefa trabalhosa, que requer persistência e autodomínio.
Ensinar a criança a conhecer-se dentro de suas potencialidades e limitações reais e incentivá-la a crescer de forma socialmente saudável faz parte da educação.
Educar um filho para se adaptar as situações de vida é dar-lhe meios de conquistar a própria autonomia e felicidade.
Educar nada tem a ver com compensar os filhos pelas carências vividas pelos seus pais.
Permissividades, tolerância excessiva, não são percebidas pela criança como um ato de amor, mas sim como pouca valorização e pouca atenção para com ela.
Cada filho, assim como cada pessoa, é único e as ações educativas devem por isso ser personalizadas. Mesmo irmãos gêmeos, são diferentes.
Crianças precisam de liberdade conduzida. E de adultos no comando: Ex: "porque eu quero" ou "porque decidi que é o melhor" são frases que podem ser utilizadas pelos pais. A criança sente que há um adulto no comando.
Crianças também aprendem por imitação: jamais seja contraditório com seus atos ou palavras.
A idade determina o grau de desenvolvimento e compreensão da criança. Não se pode agir e manter comportamentos infantis nos filhos tratando-os como se fossem mais jovens do que são e nem assustar os pequenos com exigências acima de sua capacidade, pois isso freia o desejo de crescer.
Jamais se desautorize ou desautorize outro adulto que lida constantemente com a criança. Antes, discuta e decida como agir com a criança nas diversas situações que se apresentam.
Castigos quando usados com cuidado, podem favorecer, mas nunca em momentos de ansiedade dos pais, e
a criança deve sempre aprender algo com a experiência vivida. Ser mais cuidadosa consertando algo que estragou repor com um dos seus brinquedos o que perdeu de seu amigo ou limpar o que propositalmente sujou.
Lembrará disso por toda sua vida!
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