A
capacidade humana de conviver socialmente e as estratégias utilizadas na
relação com o outro são denominadas desempenho social. No entanto, a habilidade social é o
conjunto dos desempenhos apresentados pelo indivíduo diante das demandas de uma
situação interpessoal.
Em contrapartida, os déficits de habilidades sociais
estão associados a dificuldades e conflitos nas relações interpessoais e a uma
variedade de alterações psicológicas, tais como problemas conjugais, isolamento,
desajustamento escolar, delinquência, suicídio, além de síndromes clínicas como
a depressão e transtornos psíquicos.
Consideram-se
o estresse, a depressão e o déficit em habilidades sociais como fatores de
risco para o aparecimento de comportamentos anti-sociais em crianças e
adolescentes.
Estudos
afirmam que a aprendizagem da habilidade social inicia-se no ambiente familiar
e escolar, sendo no contexto familiar, onde os pais são capazes ou não de ampliar
esta habilidade.
Pode-se
inferir que pais ao educarem seus filhos, agem de forma agressiva, negligente
ou que fornecem modelos de condutas inapropriados produzem déficits na aprendizagem
de comportamentos sociais adequados.
Pesquisas
recentes demonstram que pais com boas habilidades sociais aumentam a
probabilidade de que seus filhos desenvolvam atitudes pró-sociais, como a empatia,
a afetividade e a objetividade.
Literatura
especializada no relacionamento entre pais e filhos associa o estilo parental saudável ao desenvolvimento de habilidades sociais das crianças e adolescentes.
Denota-se
que as habilidades parentais fundamentais para o desenvolvimento de
comportamentos pró-sociais, tais como: o uso apropriado do reforço positivo; o
ensinamento de resolução de problemas; a supervisão afetiva e monitoria
positiva dos filhos; o incentivo à aquisição de hábitos de estudar para melhorar
o desempenho escolar, são fundamentais para atuação humana.
Quando
as relações parentais são seguras e apropriadas, estas aumentarão a auto estima
da criança e diminuirão a probabilidade do aparecimento de comportamentos
anti-sociais e/ou associados a drogadição.
O
conjunto destas práticas educativas utilizadas pelos pais na interação com os filhos
dá-se o nome de Estilo Parental.
Fonte:
Scielo
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