Quando nos comunicamos com alguém, todo o nosso corpo “fala”, isto expressa parte dos nossos desejos e por vezes o que estamos sentindo naquele momento. O autoconhecimento pode contribuir para a boa comunicação.
Segundo estudiosos no assunto, os conhecimentos são processados por nossa inteligência, e esta pode ser divida em 7 áreas: verbal, matemática, espacial, musical, corporal, intrapessoal e interpessoal, sendo que todas se completam.
Cada pessoa pode desenvolver melhor algumas das áreas, de acordo com suas necessidades pessoais e/ou profissionais, e por vezes destacar-se.
Por exemplo, uma pessoa pode ser brilhante na área da matemática, no entanto apresenta dificuldades nas relações interpessoais. É exatamente sobre a área interpessoal que a comunicação pode se manifestar com muita habilidade.
Pesquisas revelam que a “palavra” representa 7% da capacidade da boa comunicação entre as pessoas. Com isso, não devemos dizer que as palavras não são importantes, mas que devem ser usadas em proporção certa, assim como um tempero em um prato especial numa cozinha.
Sabe-se também que a estrutura física e o tom de voz são de extrema importância, pois representam respectivamente 55% na boa comunicação. Isto significa que, faz parte da boa comunicação a interação social. E 48% ficam ao encargo da postura pessoal (estrutura de personalidade, emoções,cultura, educação, relacionamento, atitude, conhecimento...)!
Quando a comunicação é feita adequadamente, considera-se o sujeito em sua total expressão, tornando-se excelente na arte da comunicação e indiscutivelmente uma melhora nas relações interpessoais e por consequência nas relações de trabalho.
No entanto, jamais devemos esquecer que a boa comunicação se inicia dentro da própria família, a partir dos primeiros anos de vida.
É na busca por melhores resultados que aprendemos a nos comunicar, e esta pode ser considerada uma verdadeira “arte”, principalmente quando está relacionada ao sucesso pessoal ou profissional. Portanto, a arte da comunicação é fundamental diante de nossas escolhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário