segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Inteligência Emocional





Inteligência emocional foi um conceito proposto por Daniel Goleman, na década passada, que ainda faz muitos estudiosos no assunto reavaliarem as atitudes manifestadas através do comportamento humano.

Pode-se afirmar que as emoções exercem um papel fundamental no resultado da produtividade individual, onde estão centrados 80% do rendimento pessoal, tanto no que se refere à vida profissional, quanto social e afetiva.

Através de pesquisas, se descobriu que o cérebro humano está dividido em cinco áreas de abrangência durante o processo das relações humanas, com estas habilidades:

-Autoconhecimento emocional. A pessoa pode reconhecer o seu sentimento, e saber qualificá-lo adequadamente.
-Administrar de forma saudável a energia emocional. A pessoa pode regular sua emoção de acordo com cada situação.
-Automotivação. A pessoa tende a criar habilidades em reter os impulsos emocionais, mantendo o otimismo e a confiança frente à diversidade situacional.
-Percepção apropriada diante das emoções alheias. Reconhecer no outro suas mensagens não verbais, a postura corporal, a facial, o tom de voz e ajustar sua intuição.
-Manejar satisfatoriamente o relacionamento interpessoal. Quando duas pessoas estão em estado de humor, há uma total consonância e se contagiam emocionalmente.

Este conjunto de elementos pode facilitar a interação humana, principalmente quando há interesses em comum, objetivando buscar soluções diante dos conflitos, uma vez que, as pessoas conseguem desenvolver uma capacidade global de raciocínio lógico e afetivo a longo prazo.

Quando temos um entendimento mais elaborado sobre nossas emoções, é possível atingirmos a maturidade emocional, como consequência desenvolvermos a inteligência emocional.

É fácil, basta saber se conhecer!!

“Semeie um ato e colherá um hábito.
Semeie um hábito e colherá um caráter.
Semeie um caráter e colherá um destino."
(Charles Reade)

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