É um período que se
estende aproximadamente dos onze aos vinte e um anos de vida. A ONU define entre quinze e vinte e quatro anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do
Adolescente estabelece outra faixa etária - dos doze aos dezoito anos. Importante salientar que
"adolescência" é um termo geralmente utilizado em um contexto
científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. O término da adolescência não é
marcado somente por mudanças de ordem fisiológica, mas, sobretudo de ordem
sócio-cultural, tornando a maioridade
aos dezoito anos, e com o fim da puberdade passa a responder por seus atos
civis.
O desenvolvimento
cognitivo é ao lado das mudanças corporais, uma das características bem marcadas na adolescência através:
- do aumento das operações mentais;
- da melhora da
qualidade no processamento de informações e
- da modificação dos
processos que geram a consciência crítica.
Dessa maneira o
adolescente adquire a base cognitiva para redefinir as formas com que lidará os
desafios do seu meio e se tornará cada vez mais complexo quando:
Pensar em possibilidades - ou seja, o pensamento não se limita mais à realidade, mas
atinge também hipóteses irreais e permite ao jovem gerar novas possibilidades
de ação;
Pensamento abstrato - a capacidade de
abstrair se desenvolve permitindo ao jovem compreender não somente conceitos
abstratos, mas também estruturas complexas, sobretudo sociais, políticas,
científicas, econômicas e morais;
Cognição - o próprio pensamento é alvo de
reflexão, permitindo o direcionamento consciente da atenção, a
reflexão e a avaliação de pensamentos passados, abrindo assim caminho para as
capacidades de auto-reflexão e introspecção;
Pensamento multidimensional - o jovem torna-se
capaz de levar em conta cada vez mais aspectos dos fenômenos. Essa capacidade lhe
permite compreender a interdependência de fenômenos de diferentes áreas e
argumentar a partir de diferentes pontos de vista;
Relativização do pensamento - o jovem torna-se
capaz de compreender outros pontos de vista e sistemas de valores.
Mudança corporal – além das
transformações físicas e psíquicas, o jovem sofre com as alterações hormonais
que influenciarão diretamente no seu estado de humor. Surge o despertar da
sexualidade, crises de sudorese e disposição para comer em demasia. Deseja ficar
com um grupo de igual ou isolado. Torna-se afetivamente sensível e instável, o
que pode levar às lágrimas frequentemente. É visível a insatisfação, rebeldia,
irritabilidade, agressividade entre outros sentimentos que tornam os
adolescentes inseguros e que muitas vezes será difícil a convivência social
e/ou familiar.
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