segunda-feira, 7 de maio de 2012

Adolescer



adolescência é uma fase da vida que caracteriza o desenvolvimento humano e marca a passagem entre a infância e a idade adulta, assinalada por alterações:  física, mental, emocional  e social, e passa a  representar para o jovem um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância, assim como a aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e  as responsabilidades impostas à vida adulta.

É um período que se estende aproximadamente dos onze aos vinte e um anos de vida.  A ONU define entre quinze  e vinte e quatro anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária - dos doze aos  dezoito anos. Importante salientar que "adolescência" é um termo geralmente utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. O término da adolescência não é marcado somente por mudanças de ordem fisiológica, mas, sobretudo de ordem sócio-cultural, tornando a  maioridade aos dezoito anos, e com o fim da puberdade passa a responder por seus atos civis.

O desenvolvimento cognitivo é ao lado das mudanças corporais, uma das características bem marcadas na adolescência através:

- do aumento das operações mentais;
- da melhora da qualidade no processamento de informações e
- da modificação dos processos que geram a consciência crítica.
Dessa maneira o adolescente adquire a base cognitiva para redefinir as formas com que lidará os desafios do seu meio e se tornará cada vez mais complexo quando:

Pensar em possibilidades - ou seja, o pensamento não se limita mais à realidade, mas atinge também hipóteses irreais e permite ao jovem gerar novas possibilidades de ação;

Pensamento abstrato - a capacidade de abstrair se desenvolve permitindo ao jovem compreender não somente conceitos abstratos, mas também estruturas complexas, sobretudo sociais, políticas, científicas, econômicas e morais;

Cognição - o próprio pensamento é alvo de reflexão, permitindo o direcionamento consciente da atenção, a reflexão e a avaliação de pensamentos passados, abrindo assim caminho para as capacidades de auto-reflexão e introspecção;

Pensamento multidimensional - o jovem torna-se capaz de levar em conta cada vez mais aspectos dos fenômenos. Essa capacidade lhe permite compreender a interdependência de fenômenos de diferentes áreas e argumentar a partir de diferentes pontos de vista;

Relativização do pensamento - o jovem torna-se capaz de compreender outros pontos de vista e sistemas de valores.

Mudança corporal – além das transformações físicas e psíquicas, o jovem sofre com as alterações hormonais que influenciarão diretamente no seu estado de humor. Surge o despertar da sexualidade, crises de sudorese e disposição para comer em demasia. Deseja ficar com um grupo de igual ou isolado. Torna-se afetivamente sensível e instável, o que pode levar às lágrimas frequentemente. É visível a insatisfação, rebeldia, irritabilidade, agressividade entre outros sentimentos que tornam os adolescentes inseguros e que muitas vezes será difícil a convivência social e/ou familiar. 

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