domingo, 30 de agosto de 2015

A Inclusão da Avaliação Psicológica na Renovação da CNH


Com a avaliação psicológica na renovação da CNH ou periodicamente, o psicólogo Perito Examinador de Trânsito poderia identificar comportamentos que coloquem em risco a segurança no trânsito, devendo-se à influência dos fatores humanos. Segundo pesquisas, uma das grandes causas de acidentes no trânsito pode ser o estado emocional do condutor, pois no decorrer da vida o ser humano passa por situações diversas que alteram e interferem no modo como dirige. Se a avaliação psicológica é importante no processo de aquisição da carteira nacional de habilitação, também seria importante durante o processo de manutenção da CNH.

Devemos também lembrar que a avaliação psicológica é sempre uma avaliação parcial, delimitada no tempo e em seus objetivos e também é limitada para um determinado momento da vida da pessoa. Por via de regra, a primeira CNH é obtida a partir dos 18 anos que, ao longo da vida, pode passar por situações que possam alterar a personalidade e estado emocional, interferindo no modo como dirige.

O ato de dirigir é multíplice, envolve diversas habilidades e requer do motorista uma maturidade emocional e intelectual, que lhe permitam interpretar sinais e reagir com antecedência diante dos fatos. Uma vez comprovados os benefícios que a Avaliação Psicológica tem no processo de renovação da CNH, uma grande parcela da sociedade se beneficiará, pois a avaliação psicológica poderá contribuir para promover segurança a todos os condutores, já que o psicólogo esta envolvido no processo de liberação do candidato para a direção de veículos automotores.

“A avaliação psicológica é aquela que faz um prognóstico dos comportamentos da pessoa, tanto no que se refere ao manejo do veículo, como na situação geral do trânsito. Dessa forma, avaliam-se aspectos como inteligência geral, capacidade para perceber, prever e decidir, habilidades psicomotoras, características de personalidade, equilíbrio emocional, sociabilidade, controle de agressividade, tolerância, frustrações, entre outros. Tais características são avaliadas através de técnicas psicológicas, de uso exclusivo de psicólogos e cientificamente comprovadas, cuja eficácia é internacionalmente conhecida” (DAVI, 1998, ATUAÇÃO DO PSICOLOGO DO TRÂNSITO)

www.webartigos.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário