quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cinema: Espelho da Sociedade


Cinema é um veículo de mensagens, exercendo forte influência sobre a opinião pública.
O cinema traz à tona questões sociais, culturais, ficção, casos verídicos, aventuras fantásticas, paixão, erotismo entre outros temas. Os quais “mexem” com a psiquê humana, desde fantasias significativas até a mais pura realidade social.

O psiquiatra Carl Yung referiu que:
“O cinema, à semelhança do conto policial, torna possível experimentar, sem perigo toda excitação e desejos que precisam ser supridos numa ordenação humanitária da sociedade”. Yung definiu uma importante função preenchida pela arte cinematográfica.

Quando uma pessoa assiste um filme, passa a viver ações que são representadas pelos atores. Espreita, participa, experimenta indiretamente fortes emoções e atitudes muitas vezes inaceitáveis pela sociedade. Quase tudo é permitido num filme, como: violência, brutalidade, conduta sexual desviante, crimes, as mais lindas histórias de amor, de ódio, de medo, etc. Ocorrem situações que revelam comportamentos, que a maioria dos espectadores jamais testemunhou na vida real, mas gostaria de experimentar !!
Além de ser um bom entretenimento, um número expressivo de pessoas vai ao cinema também para “conhecer de perto”, fenômenos, cuja existência só tem conhecimento por “ouvir falar”. O que tende a provocar um realinhamento sobre o pensamento do inconsciente coletivo das pessoas.

Os filmes e a sociedade que os produz, estão intimamente relacionados, um sob a influência do outro. Frequentemente o cinema espelha os costumes da cultura, da política, da econômica, da sociedade entre outros, trazendo uma mensagem que pode ser assimilada ou não pelos espectadores, dependendo da percepção de cada um.

As comédias são sempre bem vindas, pois o riso também pode servir como uma forma de escapar dos momentos de tensão e angústia. O riso e a fantasia podem preencher necessidades de fugir de uma situação de estresse e dar asas a imaginação.
Certamente a influência que o cinema recebe da sociedade e que exerce sobre ela, pode se manifestar de muitas maneiras.

A gama de filmes produzidos todos os anos em várias partes do mundo, têm como objetivo além do lucro e de fazer arte, produzir nas pessoas um pensamento mais crítico sobre as múltiplas diferenças existentes entre o real e o imaginário.
Cinema diverte, distrai e entusiasma, principalmente quando é do agrado da massa!!

“Atitudes resultam da coletânea de nossos valores e sistema de crenças, acerca de um determinado tema”. (James e Woodsmall)

Nenhum comentário:

Postar um comentário