A escola desempenha um papel muito importante na vida de cada criança, principalmente quando ingressa na escola infantil. É nela que ocorre o princípio do desenvolvimento da socialização, bem como o processo da aprendizagem.
Quando a criança ingressa na escola, opera-se uma mudança significativa de forma individual e no pequeno grupo familiar, que agora passa a ser um grupo maior, onde a criança vai encontrar coisas boas ou não.
A partir daí inicia um novo tipo de relação com o mundo. Pois, além de sua própria família, conhecerá outros adultos e crianças de outras famílias, trazendo com cada uma delas novas e outras formas de comportamento. Porque até então, toda a criança acredita que todas as pessoas agem assim como sua família.
Logo que a criança se vê entrando na escola, é possível perceber seu corpo atuando em brincadeiras e movimentos diferentes daqueles que estava habituada, quando amparada numa relação em que sua mãe cuidava, supria suas necessidades e a livraria de situações difíceis, segundo seu imaginário infantil.
As crianças aos poucos passam a perceber que tem outras crianças e outras pessoas com quem irão se relacionar continuamente, além do seu convívio familiar.
Ao ingressar na escola a criança inicia um novo ciclo de vida, que certamente trará bons resultados, assim como na mesma proporção seus pais deverão fazer parte deste novo cenário como protagonistas de uma grande obra de vida emocional e cognitiva de seus filhos num processo contínuo de relações sociais.
“Quando nos tornamos pais, supomos de devemos ser professores 24 horas por dia”. Nancy Samalin
Nenhum comentário:
Postar um comentário